O que é embolia gasosa disseminada que levou o ator Paulo Gustavo a Morte?
top of page
Search

O que é embolia gasosa disseminada que levou o ator Paulo Gustavo a Morte?

A embolia gasosa pode apresentar-se nos condutos arteriais, situação em que o gás obstrui o fluxo sanguíneo em nível arteriolar, culminando em evento isquêmico, ou venosos, onde o gás obstrui a circulação pulmonar.



O ator e humorista Paulo Gustavo, do filme “Minha Mãe é Uma Peça”, morreu no Rio nesta terça-feira (04), aos 42 anos, por embolia gasosa disseminada. A informação foi divulgada em boletim médico do Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul da cidade.


O ator Paulo Gustavo que estava internado desde o dia 13 de março e precisou de se intubado para ventilação mecânica no dia 21. Chegou a apresentar sinais de recuperação e respostas positivas ao tratamento, mas no dia 2 de abril, após exames mostrarem agravamento no quadro clinico, o artista foi submetido à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea – que é um recurso extremamente invasivo para tratamento de pacientes com grande comprometimento dos pulmões.


A embolia gasosa pode apresentar-se nos condutos arteriais, situação em que o gás obstrui o fluxo sanguíneo em nível arteriolar, culminando em evento isquêmico, ou venosos, onde o gás obstrui a circulação pulmonar. A primeira apresentação é potencialmente fatal quando ocorre no miocárdio e cérebro, tecidos sensíveis à hipóxia. Por outro lado, a segunda apresentação subdivide-se em massivo, com obstrução do tronco pulmonar e taxa de infusão de gás elevada, e pulmonar, com obstrução da microcirculação do pulmão e taxa de infusão baixa.


O tratamento inicial para a embolia é interromper a intervenção que gerou e evento. O alvo primário nos cuidados ao paciente é a proteção e a manutenção das funções vitais, com o posicionamento supino desses pacientes.


A hipertensão e a hipotensão são prejudiciais para o tratamento dessa entidade. A primeira porque facilita o aumento da pressão intracraniana; e a segunda porque intensifica o gradiente de pressão entre a artéria e a fonte de gás. Portanto, é necessário manter a normotensão .


Fontes para compor essa matéria: MSN e G1


Veja o artigo completo: v18n3a15.pdf (scielo.br)


2 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page