Quais as origens dos tumores de meduloblastoma em humanos?
- Dr. Herberton Araújo - Fisioterapeuta
- 22 de set. de 2022
- 2 min de leitura
O meduloblastoma é o tumor da fossa posterior maligno mais comum em crianças e o segundo mais comum de todos os cânceres pediátricos do sistema nervoso central (cerca de 20% do total).

Imagem retirada da internet.
Um tumor cerebral chamado meduloblastoma é um tipo relativamente comum de câncer infantil, e abrange quatro subgrupos distintos1. As causas genéticas e a origem celular foram identificadas para dois desses subgrupos (chamados WNT e SHH, respectivamente, após as proteínas de sinalização associadas a essas duas categorias)2,3. No entanto, muito menos se sabe sobre os dois grupos restantes (denominados grupo 3 e grupo 4), que respondem pela maioria dos casos. Escrevendo na Natureza, Smith et al.4 e Hendrikse et al.5 fornecer insights sobre a origem e as causas desses subgrupos.
Na última década, o uso de técnicas de sequenciamento de DNA e RNA para analisar grandes coleções de amostras clínicas de pessoas com câncer identificou padrões característicos de alterações genéticas, alterações de via de sinalização e assinaturas de expressão genética em tumores antes considerados idênticos.
Um exemplo notável disso é o meduloblastoma, que foi historicamente caracterizado como um único tipo de câncer, definido por sua suposta localização de origem (a região cerebral conhecida como cerebelo) e forma de células tumorais6. Colaborações internacionais de pesquisa desde então refinaram a paisagem genética do meduloblastoma, dividindo a doença em seus quatro subgrupos7.
Os subgrupos WNT e SHH são causados por alterações genéticas que resultam na hiperativação das vias de sinalização wingless (WNT) e Sonic hedgehog (SHH), respectivamente7.
Embora certas alterações genéticas, como cópias extras do gene MYC8, estão associados ao meduloblastoma do grupo 3 e do grupo 4, as causas subjacentes de muitos desses tumores não foram totalmente compreendidas. Além disso, a convergência nos padrões de expressão genética para o meduloblastoma do grupo 3 e do grupo 4 levantam ainda mais questões sobre se eles têm origens únicas ou compartilhadas9,10.
Confira esse artigo completo na NATURE: As origens dos tumores de meduloblastoma em humanos
Confira nossos cursos:
Comments