Qual a função do átrio do coração?

Conheça a função dos átrios cardíaco.


O nosso coração possui dois átrios ou câmaras quem coletam sangue e compreendem duas das quatro câmaras do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular.

A principal função dos átrios é a de facilitar a circulação através da contração e do relaxamento rítmico de suas paredes, empurrando para o ventrículo o sangue que retorna para eles através dos grandes vasos venosos durante a sístole ventricular.

Átrio esquerdo

O átrio esquerdo é responsável por coletar o sangue oxigenado que volta ao coração pelas veias pulmonares. Ele passa esse volume sanguíneo ao ventrículo esquerdo, no momento em que o átrio se contrai e a valva mitral se abre. Essa valva também é conhecida como valva bicúspide, uma vez que é formada por duas cúspides septais. Ocasionalmente também se refere a ela na literatura como valva atrioventricular esquerda.


O átrio direito recebe fluxo venoso desoxigenado das:

  • veias cava inferior e superior

  • do seio coronário

  • das veias cardíacas anteriores e menores

Ele transmite o sangue através da valva tricúspide, que possui três septos e também é conhecida como valva atrioventricular direita. Os principais marcos anatômicos do átrio direito incluem o seio da veia cava, que envolve as aberturas das veias cava superior e inferior, bem como o seio coronário, que por sua vez são também duas estruturas maiores.


Fonte:kenhub.com




0 visualização0 comentário