Treinamento com RESPIRON pós COVID - 19

COMO USAR O RESPIRON para FORTALECER OS PULMÕES APÓS COVID-19 e CIRURGIAS. Mas o que é o RESPIRON? Para que servem o RESPIRON? Qual a indicação do RESPIRON?



O que é o Respiron?


É um exercitador respiratório também chamado de inspirômetro de incentivo. Pode ser utilizado com dois objetivos:

1- Para obtenção de inspirações profundas e sustentadas o que possibilita a insuflação dos pulmões, restabelecendo volumes e capacidades pulmonares;

2- Para fortalecimento da musculatura respiratória.


Como funciona o RESPIRON?


O Respiron é um aparelho portátil de fácil manuseio e aplicação. É composto de três tubos (câmaras) plásticas transparentes cada tubo abriga uma esfera (bolinha), ao inspirar em seu bocal, as esferas sobem fornecendo incentivo visual. Esses tubos são interligados de forma a proporcionar um fluxo dinâmico projetado para aumentar a dificuldade da inspiração exigindo mais força da musculatura respiratória. Desta forma a musculatura respiratória passa a ser treinada melhorando o desempenho do sistema respiratório como um todo. É possível graduar a dificuldade dos exercícios, o que nos permite ajustar os exercícios para cada necessidade.


Qual nível de esforço exigido?


O Respiron classic exige um nível de esforço médio (10 a 40 cmH2O).


Para quem é indicado o uso do RESPIRON?


O Incentivador Respiratório Respiron é indicado para pessoas sedentárias, obesos, pré e pós-operatórios de cirurgias (especialmente bariátricas, abdominais e torácicas), tratamento de atelectasias e portadores de doenças pulmonares como DPOC e asma.


Quais os benefícios do Exercício Respiratório?


A inspiração é efetivada por músculos que, como outros músculos, podem se desenvolver quando exercitados, melhorando força e resistência à fadiga.

A lógica é simples: O movimento respiratório é efetivado pelo diafragma e demais músculos envolvidos na respiração. Como outros músculos, quando exercitados se desenvolvem. É o mesmo princípio de levantar pesos numa academia. Quando adicionamos carga a um exercício, exigimos esforço, tornando a musculatura mais forte.

Seguida a rotina de treinamento sugerida em seu manual, você perceberá os benefícios do fortalecimento da musculatura inspiratória em 4 semanas e deverá se sentir menos cansado, com menos falta de ar, mais disposto à prática de exercícios, ganhando qualidade de vida e performance física.


Atenção:


O RESPIRON não é recomendado para pessoas com antecedentes de pneumotórax espontâneo.

O RESPIRON pode ser utilizado sem prescrição, porém a indicação médica ou fisioterapêutica deve prevalecer.

O exercício respiratório é procedimento indolor. Caso sinta dor, interrompa imediatamente o uso e consulte seu médico.


QUAL A INDICAÇÃO DO RESPIRON?


Ele é Indicado para início dos exercícios respiratórios por pessoas saudáveis e praticantes de exercícios leves.


Benefícios Adicionais do RESPIRON:


- Maior amplitude respiratória e capacidade de retomada aérea especialmente para cantores, atores e músicos.

- Auxilia a expansão dos pulmões para praticantes de caminhadas, yoga, exercícios leves, dentre outros.

- Diminui a sensação de cansaço.


IMPORTANTE:


A elevação das três esferas nem sempre é possível desde o início do treinamento. Não se preocupe se isso ocorrer, pois as pessoas podem necessitar de algum tempo para fortalecer os músculos respiratórios. Entretanto, certifique-se que o modelo adquirido seja o mais adequado para suas condições atuais e que o anel regulador se encontra na posição "zero". Por outro lado, caso o exercício esteja muito fácil, aconselha-se mudança para o modelo que ofereça maior resistência ou que se ajuste o anel regulador para as posições 1, 2 ou 3.


Sobre possíveis sequelas no pulmão, causadas pelo novo coronavírus, Patrícia Rocco disse que não há ainda nenhum trabalho no mundo que afirme categoricamente se isso acontece. Segundo ela, existem vários estudos feitos a partir de autópsias.


Esses pacientes que morreram da covid-19 apresentaram um processo de fibrose pulmonar, que é um tipo de sequela. "O grupo da Europa, que está na nossa frente em relação à covid-19, observou que os pacientes que ficam muito tempo na UTI podem evoluir com sequela, mas não podemos afirmar se a sequela é pela doença covid-19 ou pelo fato desses pacientes estarem muito tempo ventilados mecanicamente.


A ventilação mecânica por um tempo prolongado, também pode gerar fibrose pulmonar, que é o que a gente chamada de sequela", esclareceu.


A especialista acrescentou que pessoas que saem desse processo infeccioso grave podem ficar mais cansadas a ponto de não conseguirem fazer suas atividades com tanta agilidade. Esses pacientes também apresentam falta de ar, mas ainda não é possível afirmar se essas consequências podem ser atribuídas ao vírus nem se os danos serão para sempre.


Fonte: UOL , Fibra Cirúrgica e CPAP MED

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Síndrome de Haff é uma patologia que pode progredir para um quadro grave – a rabdomiólise. Pacientes que apresentam essa síndrome relataram ter ingerido pescado nas últimas 24 horas. A sindrome de